PPP - Progeto Político Pedagógico



PROPOSTA PEDAGÓGICA

A EMEI. Maria do Socorro Cruz, vendo nas crianças a que lhe são confiados, e entendendo a criança como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento acreditamos que elas são capazes de construir um mundo melhor.
Na nossa EMEI., temos a preocupação de possibilitar à criança a construção do conhecimento, a partir da interação com os colegas, com o professor - mediador do conhecimento e parceiro mais experiente - e com as pessoas com as quais ela convivi.
No dia a dia, são propostas atividades que visem a qualidade do aprendizado e não a qualidade de conteúdo, garantindo o sucesso dos alunos favorecendo-lhes meios para prevalecer os anseios comunitários em busca da qualidade baseada nos princípios de solidariedade, favorecendo uma linha de ação pedagógica que respeite os diferentes níveis e ritmos de aprendizagem de cada criança e com diferentes linguagens, despertando o seu lado crítico, criativo, responsável, e confiante, de forma a conseguir o exercício da cidadania plena.

NOSSA MISSÃO

Garantir o sucesso dos alunos favorecendo-lhes princípios como respeito, humanismo, solidariedade, dignidade e valores morais e éticos, favorecendo uma linha de ação pedagógica que respeite os diferentes níveis e ritmos de aprendizagem de cada criança, sua bagagem cultural trazida de casa, despertando o seu lado crítico e confiante de forma a conseguir o exercício da cidadania plena. 
  


VISÃO DE CRIANÇA, MUNDO, SOCIEDADE, CONHECIMENTO E ESCOLA


Visão de criança

A criança como todo ser humano, é um sujeito social, histórico e de direito que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Ela faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade com uma determinada cultural, em um determinado momento histórico em que se desenvolve, mas também a marca profundamente. A criança tem na família biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelecem com outras instituições sociais. As crianças possuem uma natureza única, que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio nos critérios que estabelecem desde cedo com as outras pessoas que convivem no meio em que vivem, as crianças revelam seus esforços para entender o mundo, as relações e, por meio das brincadeiras explicitam as condições de vida a que estão expostas, seus anseios e desejos.

Visão de Mundo

O mundo se transforma constantemente, e o homem é sujeito da própria educação. Dessa forma, através da reflexão sobre o ambiente, ele contribuirá para as mudanças e melhorias. No mundo tecnológico, não perderá de vista a qualidade de vida.

Visão de Sociedade

A participação do homem como sujeito da sociedade implica uma postura crítica. A cultura constituiu a aquisição sistemática da expressão humana. Por isso, uma escola deve descrever sua visão de cultura.

Visão de Conhecimento

O conhecimento é a informação elaborada. A educação deve permitir que o homem seja sujeito do seu desenvolvimento e participe da transformação da sociedade. O objetivo da educação é dar condições para que o educando desenvolva suas capacidades como ser pensante.

Visão da Escola

Cabe à escola, como instituição cultural, transmitir a seus alunos o conhecimento acumulado pela humanidade. Os conteúdos devem ser apenas um meio para levar o aluno a desenvolver habilidades que, harmonicamente conduzidas, tornar-se-ão competências necessárias para uma vida de qualidade com cidadania.


Metas e Atendimentos



·Apresentação de atividades multidisciplinares para melhor desenvolvimento das diversidades de aprendizagem.

·Garantir qualidade de ensino e comprometimento dos professores da EMEI.

·Assegurar as crianças boas condições necessárias como a merenda, brincadeiras e aprendizagem.

·Garantir acompanhamento pedagógico e motivar as famílias para um acompanhamento sistemático familiar.

·Proporcionar atividades que explorem a imaginação, ludicidade e o senso crítico no educando.

·No decorrer do ano letivo, elaborar e executar projetos significativos a sua realidade que envolva alunos e pais.

·Promover palestras preventivas em todo âmbito social
·Motivar a comunidade com textos reflexivos
 Envolver os pais em trabalhos e/ou projetos que sejam desenvolvidos no âmbito educacional de seus filhos.


·Finalizar os projetos utilizando culminâncias envolvendo a comunidade.

·Oportunizar escolar a manifestação de suas raízes culturais.

·Otimizar a demanda de matriculas e organizar as turmas por idade.


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